quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

GT.5 – História e Cinema: diálogos possíveis


Coordenadoras: Profa. Dra. Ana Paula Spini (PPGHI/UFU); Profa. Dra. Carla Miucci Ferraresi de Barros (INHIS/UFU); Profa. Dra. Mônica Brincalepe Campo (INHIS/UFU) 

A presença do cinema no campo da história tem possibilitado aos historiadores múltiplas possibilidades de abordagens e perspectivas de análise, lançando luz sobre questões que ultrapassam as análises formais do objeto fílmico e da história do cinema e incidem, entre outras questões, sobre o próprio estatuto do conhecimento histórico.
A reflexão, na historiografia, sobre o surgimento de um novo regime de historicidade ligado à forma de lidar com o tempo, abre-nos um importante caminho para pensar o cinema como referência às formas de representação do tempo e do ser-no-tempo. Instiga, ainda, a refletir sobre os regimes de visualidade, o conjunto de discursos e práticas que constituem a experiência visual em circunstâncias histórias específicas, uma forma particular de articulação entre o visível e o dizível.
Considerando que o filme não é o reflexo imediato da realidade, mas antes se constitui como um texto produzido num dado contexto histórico e que se expressa em linguagem própria, propomos uma investigação, que considere, além das circunstâncias da produção, exibição e recepção; variáveis para a uma análise mais ampliada, que vai da elaboração do discurso ideológico e do regime de historicidade, passa pelo circuito de distribuição e publicização e lança luz às reelaborações e às novas apropriações feitas pela sociedade, da narrativa cinematográfica.